segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Diálogos Cerimoniais

Rogério Duarte do Pateo, antropólogo
PALAVRAS E PERFORMANCE - agosto de 2006
Nota:o ensaio foi publicado originalmente no site do programa "Cultura e Pensamento" do Ministério da Cultura.

Em todas as regiões do território Yanomami, a comunicação considerada "oficial" entre diferentes comunidades se dá por meio de um sistema de diálogos cerimoniais pelos quais concretizam-se alianças, realizam-se trocas de bens, cônjuges e notícias. As diferentes formas de sua realização, hereamou, wayamu, hiimou e yaimou obedecem a recursos estilísticos e padrões formalizados de execução que são compartilhados e compreendidos em sua totalidade, geralmente efetuados durante os rituais funerários reahu ou quando há a visita de aliados distantes.

Indo além dos conteúdos da oralidade, estes "atos de comunicação" englobam a esfera performática dos diálogos cerimoniais (gestos, manipulação de objetos, ritmos, etc), concretizando uma série de padrões estruturados de significação através dos quais seu sentido é compreendido e julgado pela comunidade.

O diálogo cerimonial wayamu – foco do ensaio fotográfico aqui apresentado – possui um caráter de competição segundo o qual anfitriões e convidados enfrentam-se em uma prova de talento, resistência e criatividade, mediante frases intercaladas, acompanhadas por movimentos corporais claros e expressivos. Seus corpos balançam na cadência das palavras e suas mãos batem ritmicamente no peito ou nas coxas. O volume, a tonalidade e o tempo dos diálogos se alteram, e cada seção é articulada a movimentos corporais expressivos. Em uma estrutura de pergunta e resposta - na qual geralmente um anfitrião inicia o diálogo, rapidamente seguido pela resposta de seu oponente - os participantes vão alternando-se até o amanhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário